Laudo de SPDA | Laudo de Instalações Elétricas | Empresa de Engenharia Elétrica

laudo de SPDA

POR QUE REALIZAR O LAUDO SPDA? SAIBA TUDO SOBRE O ASSUNTO

Sua empresa possui o laudo SPDA? Este documento é fundamental, pois é responsável por analisar as condições do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Assim, de modo geral, é possível verificar se o SPDA, também conhecido como para-raios, existe na empresa e se funciona adequadamente. Com isso, o laudo técnico ajuda a proteger as organizações, indústrias, hospitais, shoppings e edifícios comerciais contra descargas elétricas.

Vale destacar que o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), são 77,8 milhões de descargas elétricas por ano, que causam acidentes e mortes.

Pelo menos, 300 brasileiros são atingidos todos os anos, com um em cada três acidentes sendo fatal. Entre 2000 e 2019, foram 110 mortes por ano em média, com o total de 2.194 óbitos no período.

Ou seja, fica clara a importância do laudo SPDA para garantir a segurança de todos e evitar que os raios causem danos graves às empresas.

Como funciona o SPDA e o laudo técnico?

Antes de entender a importância do laudo técnico, vale a pena saber o funcionamento do SPDA. Sua função básica é direcionar as descargas elétricas até a terra de forma segura, minimizando e até eliminando riscos de danos em construções, empresas e pessoas.

Para interceptar e direcionar os raios, o SPDA é formado por subsistemas de captação, descidas, aterramento e equipotencialização. Dessa maneira, é possível captar a descarga e levar a corrente até o aterramento e escoamento no solo.

Portanto, o laudo SPDA tem suma importância na avaliação de todo esse processo, pois traz o resultado da perícia técnica e identifica pontos de falha, insuficiência ou deterioração do sistema e demais componentes. Além disso, recomenda ações para resolver os problemas do SPDA, mantendo a proteção ideal.

O que o laudo SPDA avalia nas instalações?

Depois de entender que a perícia técnica traz todos os problemas e recomendações, vamos ver os principais aspectos que são analisados:

Requisitos técnicos: verifica o cumprimento de requisitos técnicos de todos os subsistemas, cabos, malhas e conexões para a proteção contra descargas atmosféricas.

Gestão de riscos: aqui avalia-se o projeto, a incidência de raios na região e os riscos de descargas atingirem a estrutura.

Danos possíveis: além de saber os riscos, é preciso identificar o potencial de dados físicos na estrutura do prédio da empresa e o perigo à vida das pessoas.

Proteção interna: por fim, o laudo deve apresentar os equipamentos e as ações necessárias para aumentar a proteção de espaços internos e reduzir o risco de danos.

Quais legislações o laudo SPDA deve atender?

Nem só de análises e sugestões de melhorias nas instalações e sistemas de proteção contra descargas elétricas vive o laudo SPDA. O documento precisa cumprir com requisitos e leis vigentes.

A norma ABNT NBR 5419/2015, por exemplo, conta com diversos fatores que devem ser considerados para a instalação do equipamento, como índice ceráunico da região (relacionado ao número de dias de trovoada em um local por ano), número de pessoas na instalação, média de raios do local e outros.

Já a NR-10 estabelece medidas de segurança em instalações e serviços em eletricidade para garantir a proteção e a saúde dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas. E, por isso, exige este mesmo documento técnico.

Obrigatoriedade do laudo SPDA

Neste sentido, você deve estar se perguntando se o laudo SPDA é obrigatório para a sua empresa. Em primeiro lugar, o documento é uma exigência legal para quem possui o sistema. Ou seja, a não conformidade pode gerar multas.

Além disso, a ausência do laudo pode prejudicar a operação do negócio de diversas formas. Sem ele, pode ser complicado obter uma certificação ISO, renovar o alvará de funcionamento da empresa ou acionar a seguradora para cobrir um sinistro referente a perdas por raios.

Outro ponto relevante a ser levado em consideração é que, no caso de descargas e acidentes e a falta de cumprimento da lei, o responsável pela empresa vai responder civil e criminalmente pela ocorrência. 

Por que realizar o laudo na sua empresa?

Após ver os riscos de não fazer o laudo, as empresas, indústrias, hospitais, shoppings e edifícios comerciais precisam se conscientizar sobre os motivos para realizar o laudo SPDA. Veja!

  • Reestruturar os sistemas com técnicas modernas e eficazes;
  • Evitar multas às empresas;
  • Menor chance de danos às edificações e ao patrimônio;
  • Prevenir curtos-circuitos e incêndios causados pelos raios;
  • Minimizar perdas financeiras com equipamentos e máquinas queimados nas descargas;
  • Garantir a máxima segurança dos funcionários, clientes e demais pessoas presentes na empresa.

Qual a periodicidade do documento?

Por fim, vale destacar a importância de respeitar a periodicidade na emissão do documento. O laudo tem a validade de um ano para estabelecimentos contendo munição ou explosivos, locais expostos à corrosão atmosférica severa ou instalações de fornecedores de serviços considerados essenciais e de três anos para as demais organizações.

Este documento precisa ser assinado por profissionais credenciados pelo Crea como os engenheiros-eletricistas. 

Além disso, deve-se realizar a inspeção do SPDA em diversas circunstâncias, como por exemplo na construção do sistema e após a conclusão da instalação; no caso de alterações ou reparos do sistema ou descargas atmosféricas; e a cada semestre de forma periódica.

Como uma empresa especializada pode ajudar

Para garantir a correta elaboração do laudo SPDA de acordo com as normas vigentes e a periodicidade adequada, conte com uma empresa especializada. Assim, você pode focar no seu negócio, enquanto o parceiro contratado cuida de todos estes assuntos.

Empresa de engenharia com mais de 20 anos de experiência, a TESLA SOLUÇÕES atua na gestão de edifícios, empreendimentos, instalações técnicas e industriais. Assumimos a operação e responsabilidades das infraestruturas, equipamentos e instalações e promovemos as melhores soluções para os nossos clientes.

Realizamos serviços de análise e diagnóstico de instalações, incluindo o laudo SPDA, com equipes de engenharia e técnicos de diagnósticos especializados, com acesso aos mais recentes equipamentos e tecnologias.

Com isso, promovemos otimização de custos, aumento de produtividade e serviços de alta eficiência para sua empresa. Quer saber mais? 

Laudo De SPDA: Qual Sua Validade E Como Fazer?

Com a alta incidência de raios no Brasil, garantir a segurança de seu para-raios é essencial. Para isso, é necessário manter em dia o laudo SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas). Você tem dúvidas sobre o assunto, como “laudo de para raio tem validade” e “como fazer um laudo técnico de para-raio”? Então continue a leitura!

A manutenção do laudo técnico de SPDA é fundamental é deve ser realizada a cada seis meses, garantindo a segurança de seu edifício. Dito isso, saiba o que é o laudo SPDA, como fazer e qual a validade desse documento fundamental em empresas que possuem para-raios.

Laudo De SPDA, Aterramento E Continuidade Elétrica

O laudo técnico de SPDA, também conhecido como laudo técnico de para-raios, é um documento fundamental para assegurar que os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, ou para-raios, estejam funcionando adequadamente. Neste documento será registrado todas as inspeções, as verificações e medições realizadas no sistema, servindo, futuramente, como parâmetro para análises do sistema e a obtenção de informações relevantes sobre ele.

Por Que Realizar Um Laudo De SPDA?

O laudo SPDA é um documento que assegura a segurança dos Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas. Por meio dele, será possível obter informações fundamentais sobre o para-raios, desde sua instalação até seu estado atual, pois é realizada uma análise detalhada e completa por todo sistema.

Além disso, a obtenção do documento é obrigatória, sendo uma medida imposta por diversos órgãos como o Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Corpo de Bombeiros. Empresas e edifícios que não tiverem o laudo em mãos podem ser multados, além de serem impossibilitados de adquirir outras documentações, como o ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização, em português) e a contratação de serviços de seguradoras.

Qual a validade de um Laudo SPDA?

Há duas validades possíveis, que são recomendadas pela NBR-5419/2015, de um laudo técnico de SPDA. A primeira é a validade de 1 ano para sistemas expostos à corrosão atmosférica e a segunda é de 3 anos para os demais sistemas.

Indica-se, no entanto, que a avaliação seja anual. Assim, alguns órgãos, como o Corpo de Bombeiros, exigem essa periodicidade a cada ano.

Além disso, é necessário a realização de inspeções semestrais, para garantir que o sistema esteja funcionando corretamente e que não haja sinais de corrosão, oxidação e rompimento de cabos.

Como Fazer Um Laudo SPDA?

A realização de um laudo técnico de para-raios, ou SPDA, deve ser feita por profissionais qualificados. Para facilitar a realização desse documento, empresas especializadas em sistemas de proteção contra descargas elétricas oferecem serviços relacionados ao sistema, como manutenção, instalação e a realização de laudos.

Além disso, é necessário dispor de equipamentos específicos para fazer a análise detalhada dos para-raios, criando um laudo com todas as informações necessárias.

O que deve constar em um laudo técnico SPDA?

Um laudo do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é um documento técnico, em que diversas informações fundamentais sobre a instalação devem estar presentes. Um laudo com pouco conteúdo e poucas páginas não inspira confiança e pode sinalizar que há informações a menos.

Dessa forma, o documento deve conter as seguintes informações:

  • Ensaio de continuidade de sistema estruturais e comprovando sua eficácia;
  • Descrição detalhada do sistema de captação;
  • Informações sobre as descidas e malha de aterramento;
  • Imagens com condições físicas e técnicas dos elementos do para-raios;
  • Análise de riscos com memorial de cálculo justificando seu dimensionamento e classificação de risco e método considerado para cada edificação existente;
  • A descrição da MPS (Medidas de Proteção contra Surto) adotadas na edificação para o controle de risco e segurança;
  • Inspeção técnicas de conexões dos elementos do SPDA;
  • Compatibilização do SPDA implantado com os projetos executivos;
  • Análise de riscos por meio de esfera rolante e verificação das distâncias do sistema conforme classe de risco para cada edifício;
  • Fechamento das malhas de aterramento;
  • A quantidade dos elementos e distância de captores, descidas e malhas;
  • Aterramento e objetos metálicos acima da edificação;
  • Operação de equipamentos elétricos de proteção contra surto;
  • Pontos de corrosão no sistema;
  • As conexões e fixação;
  • Descrição detalhada e inspeção apontando a conformidade, não conformidade e recomendações técnicas com os planos de ações para medidas corretivas com grau de risco e criticidade e outras informações necessárias.

Quem pode emitir e assinar um Laudo SPDA?

O laudo SPDA não pode ser emitido e assinado por qualquer profissional, esse documento deve ser feito por profissionais e empresas habilitadas com registro em seus respectivos conselhos. É necessário frisar que apenas este profissional em específico pode realizar a análise e criar o laudo técnico de para-raios.

Esse serviço técnico deve ser feito por um profissional e empresa devidamente habilitados, que ficará responsável por toda a análise. Nem todo profissional, contudo, possui o conhecimento necessário para a criação desse documento, por isso aconselha-se a contratação de uma empresa especializada que irá indicar os profissionais adequados ao serviço.

Qual o valor estimado para um laudo técnico?

O valor estimado para um laudo de SPDA pode variar de acordo com as condições do para-raios e com a empresa. Cada profissional ou empresa responsável pela emissão desse documento possui um preço estimado por seus serviços, além disso, reparos e manutenção no sistema podem deixar o serviço mais caro.

Algumas empresas, no entanto, sugerem um valor de até R$ 1.500,00 reais para a emissão do laudo, sem a necessidade de reparo algum nas instalações. Para saber qual o valor real dos serviços, é preciso entrar em contato com a empresa ou profissional e agendar um orçamento, em que o responsável irá até o local e irá avaliar o estado do para-raios.

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