Manutenção Cabine Primária

Manutenção cabine primária

1-) Análise de energia

Serve para medir as grandezas elétricas do sistema de fornecimento e consumo da unidade.Verifica a qualidade das instalações elétricas, aponta desvios e correções a serem realizadas.

Certifica como a qualidade da energia e como está sendo fornecida pela concessionária.

 2-) Bancos capacitores ( manutenção, instalação, revisão, preventiva etc etc )

 3- ) Manutenção preventiva em cabine primaria 

Cabine primária é requerida em estabelecimentos que têm uma demanda de carga instalada superior a 75 KW, ou quando as instalações tem equipamentos com potencia superior a 50 CV ( cavalos vapor ).

Manutenção cabine primária em Praia Grande

A manutenção preventiva trata dos seguintes aspectos :

– Limpeza do equipamento;

– Inspeção dos cabos de média e baixa tensão;

– Verificação e reaperto das buchas de baixa e média tensão;

– Reaperto das conexões de aterramento;

– Medição de isolação entre AT/BT, AT/Terra e BT/Terra;

– Medição da resistência ôhmica dos enrolamentos e da relação de transformação;

– Reaperto das conexões de MT.

– Inspeção visual nos reles de proteção e ensaios operacionais por falta de fase, SUB e SOBRETENSÃO;

– Exame dos disjuntores de média tensão, limpeza e lubrificação do(s) equipamento(s), teste de operação, reaperto das conexões, verificações do intertravamento, da câmara de extinção de arco, dos contatos fixos e móveis, desgaste e pressão dos contatos.

– Limpeza da chave seccionador de média tensão, exame das articulações, pinos molas e travas, alinhamento do fechamento dos contatos, lubrificação das partes móveis, verificação das condições dos isoladores e suportes, do intertravamento e do estado das hastes de acionamento e contatos, Reaperto das ligações à terra, medição da resistência de isolação e da de contato, testes de intertravamento elétrico (KIRK) e das aberturas e simultaneidade.

– Verificação geral do transformadores de potencia e de correte ( TPs e TCs ), inspeção das partes metálicas, conexões e dos fusíveis e bases, medição da resistência ôhmica dos enrolamentos e da da resistência de isolação, inspeção dos isoladores quanto a trincas e rachaduras.

– Verificação do para raio de linha, das ligações à terra e dos terminais, da porcelana quanto a trincas e rachaduras, medição da resistência ôhmica de isolação e da malha de terra.

– Verificação de cabos, muflas e demais componentes e terminações, da resistência de isolamento, do estado do aterramento e das conexões e continuidade das blindagens, reaperto geral das Conexões e aterramento das blindagens, limpeza das muflas com solvente dielétrico de alta resistividade e reaperto das conexões, medição da Resistência ôhmica de isolação.

Executamos também as instalações e manutenções corretivas sob demanda dos serviços.

Solicite um orçamento

Entre em contato conosco que em breve retornaremos

Instalações
Elétricas

Executamos as instalações elétricas de sua indústria e condomínio…

PROJETO
DE SPDA

O projeto do SPDA se inicia com a ANÁLISE DE RISCO que vai determinar o nível….

Projeto
elétrico

Determina o padrão, dimen-sionamento, quantitativo  e montagem das…

MANUTENÇÃO CABINE PRIMÁRIA

Serve para medir as grandezas elétricas do sistema de fornecimento….

Energia
Solar

Trata-se da geração de energia elétrica pela luz solar…..

Laudo elétrico ou NR 10

Atesta as condições das instalações elétricas e dimensio-namento…

Laudo termográfico

Verifica como esta a dissipação de calor das instalações elétricas…

Laudo
de icms

Sua empresa e contribuinte de ICMS? Restitua o ICMS pago na conta de energia…

Laudo
SPDA

A temporada de raios traz risco para edificações e pessoas…

manutenção de cabine primária é de fundamental importância para averiguar possíveis falhas que possam causar acidentes e prejuízos à produtividade de uma empresa e corrigi-las antecipadamente. É por meio da cabine primária, que ocorre a entrada de energia elétrica ligada ao sistema de distribuição, por isso é necessário muito cuidado com a conservação desse equipamento.

Durante a manutenção de cabine primária todas as peças que compõem o equipamento devem ser analisadas individualmente para garantir o seu pleno funcionamento. A atividade de manutenção de cabine primária envolve revisão nos barramentos e no quadro de distribuição, pintura e limpeza, aterramento, análise nas chaves seccionadoras, dentre outras.

Cada item do equipamento requer a realização de um procedimento específico no trabalho de manutenção de cabine primária. Nos disjuntores de média tensão precisam ser feitas medições de isolação e contatos, bem como a substituição e a recuperação destes. Inspecionar as câmeras de ruptura e ajustar os sistemas de intertravamento são também algumas das recomendações importantes.

manutenção de cabine primária nos transformadores inclui ensaios de rotina com megômetro, TTR e microhmímetro, além de análises, contenção de vazamentos, substituição ou filtragem do óleo mineral isolante. Já nas chaves seccionadoras devem ser realizadas limpezas nas conexões, medições de aterramento, contatos, isolação e revisão geral dos barramentos e das conexões.

É indicada anualmente a manutenção de cabine primária para a inspeção, o controle dos acessórios e verificação das condições gerais do aparelho. Nos casos de testes operacionais dos painéis individuais, nos disjuntores e seccionadores sobrecarga e outros itens do equipamento a manutenção deve ser feita de cinco em cinco anos.

A IMPORTANCIA DE REALIZAR A MANUTENÇÃO DE CABINE PRIMÁRIA

Entre os principais benefícios da manutenção de cabine primária, podemos destacar:

  • permite detectar o problema antes que cause acidentes e prejuízos;
  • garante a produção ininterrupta da atividade comercial ou industrial;
  • possibilita o teste do equipamento em situações adversas;
  • mantem a cabine limpa e em ordem, o que pode impedir descargas contra terra e curto circuitos;
  • garante o pleno funcionamento dos aparelhos;
  • elimina a manutenção corretiva e, portanto, diminui custos.

IMPORTANTE SABER SOBRE A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE CABINE PRIMÁRIA

Uma cabine primária é um conjunto de equipamentos que serve de entrada de energia elétrica ligada a um sistema de distribuição em tensão média. A manutenção de cabine primária é o processo que assegura que os sistemas e seus componentes estejam testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades de seu equipamento e seus requisitos operacionais. O manutenção de cabine primária visa antecipar uma previsão de possíveis problemas e a sua devida solução prévia, prevenindo assim a sua cabine contra eventuais paradas de funcionamento, curtos-circuitos entre outras eventualidades que podem causar danos ao seu sistema.

A manutenção de cabine primária garante economia para seu negócio, pois evita prejuízos como quedas de produtividade, danos na fiação elétrica ou demais equipamentos. A realização de manutenções esporádicas faz com que não seja necessário à sua empresa realizar gastos posteriores para reverter danos em caso de desgastes em seu painel ou mesmo de acidentes maiores envolvendo a estrutura física de sua empresa e a equipe de profissionais nela empregada.

A TESLA SOLUÇÕES compreende que o uso inteligente de uma estrutura elétrica pode impulsionar expressivamente a produtividade de um empreendimento, porém, seu uso exige cuidados e precauções. Portanto, a TESLA SOLUÇÕES utiliza em sua manutenção de cabine primária e demais serviços apenas materiais certificados e sempre submete seus trabalhos a avaliações com referência nos níveis exigidos pelas normas técnicas e de segurança (ABNT – NR 10). Sem contar o seu atendimento especializado, que além de garantir as melhores soluções de acordo com as necessidades de sua empresa, também preveem quais deverão ser as estratégias de segurança a serem seguidas no caso do seu espaço comercial, considerando o tipo de material com que trabalha. O pessoal envolvido e as condições do espaço físico.

A TESLA SOLUÇÕES traz inúmeras soluções a respeito de quadros e painéis elétricos, e todos os seus serviços podem ser solicitados de quaisquer regiões do Brasil.

O QUE É REALIZADO DURANTE AS MANUTENÇÕES DE CABINES PRIMÁRIAS

A manutenção de cabine primária da TESLA SOLUÇÕES Elétrica inclui:

  • Medição ôhmica das bobinas do transformador;
  • Análise da qualidade do óleo isolante do transformador;
  • Medição ôhmica dos cabos (de alta e baixa tensão);
  • Análise das condições físicas das seccionadoras;
  • Verificação e correção de todos os parafusos e porcas da cabine;
  • Inspeção de todos os equipamentos de proteção utilizados no local (tanto EPI’s quanto EPC’s);
  • Limpeza geral do ambiente.

A verificação do óleo isolante do transformador é realizada através de uma análise cromatográfica, o que confere extrema precisão ao serviço.

A inspeção dos equipamentos de proteção individual ou coletiva é feita através da verificação da validade dos testes desses equipamentos, observando se os testes estão em dia.

O que é Cabine Primária?

Conforme Norma ABNT NBR 14039 estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço.
Aplica-se a partir de instalações alimentadas pelas concessionárias de energia elétrica, o que corresponde ao ponto de entrega definido através da legislação vigente emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Também se aplica a instalações alimentadas por fonte própria de energia em média tensão.

Manutenção Preventiva em Cabine Primária

Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes e ensaios em laboratório periodicos, de acordo com os parametros do fabricante, anualmente, conforme a portaria (NR-10).

Testes e ensaios necessários e obrigatórios

Os ensaios da instalação devem incluir no mínimo os seguintes:

  1. Continuidade elétrica dos condutores de proteção e das ligações equipotenciais principais e suplementares;
  2. Resistência de isolamento da instalação elétrica;
  3. Ensaio de tensão aplicada;
  4. Ensaio para determinação da resistência de aterramento;
  5. Ensaios recomendados pelos fabricantes dos equipamentos;
  6. Ensaios de funcionamento;

Os ensaios devem ser realizados com valores compatíveis aos valores nominais dos equipamentos utilizados e o valor nominal de tensão da instalação.

Continuidade elétrica dos condutores de proteção e das ligações equipotencial principal e suplementares

Um ensaio de continuidade deve ser realizado. Recomenda-se que a fonte de tensão tenha uma tensão em vazio entre 4 V e 24 V, em corrente contínua ou alternada.
A corrente de ensaio deve ser de no mínimo 0,2 A.

Resistência de isolamento da instalação

A resistência de isolamento deve ser medida:

  1. Entre os condutores vivos, tomados dois a dois;
  2. Entre cada condutor vivo e a terra.
  3. Durante esta medição os condutores fase e neutro podem ser interligados.
  4. A resistência de isolamento deve atender aos valores mínimos especificados nas normas aplicáveis aos componentes da instalação. Esses valores são fornecidos pelos fabricantes de cada componente da instalação.

Ensaio de tensão aplicada

Este ensaio deve ser realizado em equipamento construído ou montado no local da instalação, de acordo com o método e valores limites de ensaio descrito nas normas aplicáveis ao equipamento ou quando recomendado pelo seu fabricante.

Ensaio para determinação da resistência de aterramento

Este ensaio deve ser realizado toda a vez que houver a instalação ou ampliação de malhas de terra visando a garantir o atendimento dos valores previstos em projeto.
Para a realização desse ensaio todos os cuidados referentes à segurança devem ser tomados, principalmente no caso das ampliações nas instalações em operação. Nesses casos é muitas vezes necessário o desligamento total das instalações.

Ensaios recomendados pelos fabricantes dos equipamentos

Todos os equipamentos que possuírem condições especiais de instalações devem sofrer a inspeção de sua montagem com base nas informações fornecidas pelos seus fabricantes. Nos documentos apropriados pode ser verificada a necessidade de ensaios especiais nos equipamentos que fazem parte integrante da sua aprovação para energização.

São citados como exemplos de ensaios especiais:

  1. Ensaio de rigidez dielétrica do óleo isolante – aplicável a transformadores, disjuntores e chaves seccionadoras;
  2. Ensaio de fator de potência – aplicável a transformadores, máquinas elétricas de grande porte e geradores;
  3. Ensaio de cromatografia de gases e análises físico-químicas de óleos isolantes – aplicável a transformadores de força;
  4. Ensaio de tempos de operação – aplicável a disjuntores;
  5. Ensaios de resistência de contatos elétricos – aplicável a disjuntores e barramentos de alta capacidade de corrente;
  6. Ensaio de tensão aplicada – aplicável a cabos elétricos, equipamentos isolados a vácuo e a gás SF6.

Ensaios de funcionamento

Montagens tais como quadros, acionamentos, controles, intertravamentos, comandos etc. devem ser submetidas a um ensaio de funcionamento para verificar se o conjunto está corretamente montado, ajustado e instalado em conformidade com esta Norma e filosofia operativa de projeto.
Dispositivos de proteção devem ser submetidos a ensaios de funcionamento, se necessários e aplicáveis, para verificar se estão corretamente instalados e ajustados.

A Tesla soluções possui o melhor plano de manutenção de cabine primaria

Conte com nossa equipe, estamos sempre prontos para atender você, a TESLA SOLUÇÕES  possui profissionais Habilitados cadastrados no CREA-SP para desenvolver atividades no setor da elétrica com base nas diversas necessidades de seus clientes, buscando a excelência nos serviços prestados.

Como fazer a manutenção da cabine primária?

cabine primária é a porta de entrada de energia elétrica ao sistema de distribuição de média do empreendimento. Ela é responsável pela medição e proteção do consumidor comercial e industrial que possui carga acima de 75 KVA.

Por se tratar de uma entrada essencial, a sua manutenção deve estar sempre em dia para evitar maiores transtornos com queda na alimentação de energia ou até acidentes mais graves. Entenda como esse reparo preventivo pode ser feito.

Entenda como fazer a manutenção da cabine primária

A manutenção de qualquer rede elétrica é estimulada pelos mais diversos engenheiros especializados nesse segmento, e para a cabine primária não seria diferente. Para garantir o seu bom funcionamento, o ideal é optar pela manutenção preventiva de ao menos uma vez ao ano.

Durante essa manutenção, o técnico responsável precisa realizar a limpezas nos equipamentos de leitura, confirmar os parâmetros de registros de eventos e efetuar testes se necessário. Com isso é possível verificar possíveis falhas no equipamento e garantir a segurança do empreendimento e de todos os envolvidos na segurança.

A partir dessa revisão, o técnico responsável deve ter uma atenção especial ao sistema de aterramento realizando sua medição, pois é o sistema que assegura a liberação da tensão elétrica escoada para terra, dessa maneira, a manutenção preventiva deve prevalecer como prioridade nesse quesito, evitando o escapamento de descargas elétricas indevidas.

Outro ponto importante da manutenção é a revisão das chaves seccionadoras, disjuntores e do quadro de proteção, sempre visando a segurança como a prioridade principal. A manutenção preventiva deve ser requisitada pelo proprietário do estabelecimento.

Quais são os profissionais autorizados a realizarem a manutenção da cabine primária?

O ideal é que o responsável pela contratação comece a pesquisar por engenharias e empresas especializados em distribuição de energia, verificando se eles possuem as devidas certificações e equipamentos de segurança para trabalhar no reparo da cabine primária.

No entanto, é importante analisar o tempo em que a empresa está no mercado e as principais avaliações de outros clientes que passaram pelo mesmo serviço. Com essa segurança prévia, a manutenção preventiva ou corretiva da cabine primária pode ser realizada com muita segurança e garantia de um bom trabalho.

Quais Os Procedimentos E Ensaios Elétricos Realizados Na Manutenção Da Cabine Primária?

A manutenção preventiva deve ser realizada anualmente, nela deve-se realizar:

  • Limpeza e reaperto de todos os componentes e equipamentos que compõe a cabine primária;
  • Ajustes nos itens de segurança e bloqueio;
  • Coleta do óleo mineral isolante dos transformadores para análise em laboratório;
  • Testes funcionais em chaves seccionadoras e disjuntores de média tensão;
  • Medição da resistência ôhmica de isolação de todos os componentes internos da cabine primária;
  • Medição da resistência ôhmica dos contatos de disjuntores e chaves seccionadoras;
  • Relação de transformação dos transformadores de potência, corrente e potencial;
  • Entre outras etapas importantes para a segurança dos componentes e dos empregados.

Sabemos bem que a energia elétrica pode ser uma ferramenta perigosa, como falamos no início. Este fato ressalta a importância da manutenção cabine primária e atenção em relação à subestação de média tensão cabine primária em prol de identificar o mais cedo possível pequenas ou grandes anomalias que possam a vir se tornar perigosas para o bem estar geral do sistema elétrico em questão e das pessoas.