Laudo de SPDA | Laudo de Instalações Elétricas | Empresa de Engenharia Elétrica

laudo de SPDA

O laudo SPDA trata-se de um procedimento essencial para toda e qualquer empresa, uma vez que este relatório analisa as condições do sistema de proteção contra as descargas atmosféricas.

Em outras palavras, estamos falando essencialmente do procedimento de aterramento, que consegue evitar curtos circuitos e apagões provocados por raios e relâmpagos. No jargão popular, é o tal do pára-raios, que deve ser verificado de tempos em tempos para certificar seu pleno funcionamento.

Logo, o laudo técnico protege empresas, indústrias, centros hospitalares e complexos comerciais contra essas descargas elétricas.

A título de conhecimento, o Brasil é um dos países que registra a maior incidência de raios no mundo, com mais de 75 milhões de descargas anualmente. Um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostra que existe uma relação entre as emissões de gases do efeito estufa (assista ao vídeo).

Segundo as estatísticas, pelo menos 300 brasileiros são atingidos por raios todos os anos, com um em cada três acidentes sendo fatal. Entre 2000 e 2019, foram 110 mortes por ano em média, com o total de 2.194 óbitos no período.

Portanto, para que uma empresa esteja dentro do padrão de segurança exigido e proteger seus residentes ou funcionários, ela precisa ter um laudo SPDA. Este documento deve ser realizado de modo adequado, por uma empresa de energia especializada neste tipo de trabalho.

O laudo SPDA possui normas técnicas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais especificamente o documento NBR 5419/2015. A empresa deve manter este relatório sempre atualizado, de modo que atenda de maneira segura o controle de riscos.

Neste artigo elaborado pela Watt SP, você saberá um pouco mais sobre a importância deste laudo, suas funcionalidades e como contratar uma empresa especializada para este tipo de serviço.

Laudo SPDA: seus objetivos principais

A sigla SPDA quer dizer Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Conforme mencionamos, o documento é exigido para condomínios residenciais e empresas de qualquer segmento. Seu objetivo principal é o fornecimento de informações sobre o nível de segurança contra raios em suas instalações.

Para tanto, os locais precisam estar de acordo com as normas da ABNT.

O processo é um identificador de falhas, e funciona a partir de uma avaliação detalhada de todos os receptores de energia e os processos de travas de seguranças e pára-raios instalados no sistema.

Para interceptar e direcionar os raios, o SPDA é formado por subsistemas de captação, descidas, aterramento e equipotencialização. Dessa maneira, é possível captar a descarga e levar a corrente até o aterramento e escoamento no solo.

Hoje, o laudo SPDA é uma documentação obrigatória. Sua não apresentação pode acarretar em multa elevadas para as empresas e condomínios que não seguirem a determinação.

Quais informações devem constar no laudo SPDA?

As principais informações que devem constar no laudo SPDA são as seguintes:

  • Análise do sistema instalado
  • Eficiência deste sistema
  • Estado de conservação
  • Medições no sistema de aterramento

Além disso, também é feito um relato fotográfico sobre a inspeção e medições realizadas com notas de orientação e recomendações. Dependendo do caso, é emitido um estado de conformidade ou não conformidade do sistema de SPDA inspecionado.

Quais são as legislações que o SPDA atende?

O laudo SPDA atende legislações e normas específicas para a sua legalidade e legitimidade.

A norma NBR 5419/2015, da ABNT, possui diversos fatores que devem ser considerados para a instalação do equipamento. A saber:

  • Índice cerámico da região, relacionado ao número de dias de trovoada em um local por ano
  • Número de pessoas na instalação
  • Média de raios do local
  • Entre outros

Já a NR-10 estabelece medidas de segurança em instalações e serviços em eletricidade para garantir a proteção e a saúde dos trabalhadores que atuam em instalações elétricas.

É vital que o laudo SDPA atenda estas especificações técnicas da ABNT. Verifique com a empresa contratada se ela segue o protocolo à risca, de modo que garanta a segurança dos residentes do seu condomínio ou dos funcionários de sua empresa.

Obrigatoriedade do laudo SPDA

Neste sentido, você deve estar se perguntando se o laudo SPDA é obrigatório para a sua empresa. Em primeiro lugar, o documento é uma exigência legal para quem possui o sistema. Ou seja, a não conformidade pode gerar multas.

Além disso, a ausência do laudo pode prejudicar a operação do negócio de diversas formas. Sem ele, pode ser complicado obter uma certificação ISO, renovar o alvará de funcionamento da empresa ou acionar a seguradora para cobrir um sinistro referente a perdas por raios.

Outro ponto relevante a ser levado em consideração é que, no caso de descargas e acidentes e a falta de cumprimento da lei, o responsável pela empresa vai responder civil e criminalmente pela ocorrência. 

Por que realizar o laudo na sua empresa?

Após ver os riscos de não fazer o laudo, as empresas, indústrias, hospitais, shoppings e edifícios comerciais precisam se conscientizar sobre os motivos para realizar o laudo SPDA. Veja!

  • Reestruturar os sistemas com técnicas modernas e eficazes;
  • Evitar multas às empresas;
  • Menor chance de danos às edificações e ao patrimônio;
  • Prevenir curtos-circuitos e incêndios causados pelos raios;
  • Minimizar perdas financeiras com equipamentos e máquinas queimados nas descargas;
  • Garantir a máxima segurança dos funcionários, clientes e demais pessoas presentes na empresa.

Qual a periodicidade do documento?

Por fim, vale destacar a importância de respeitar a periodicidade na emissão do documento. O laudo tem a validade de um ano para estabelecimentos contendo munição ou explosivos, locais expostos à corrosão atmosférica severa ou instalações de fornecedores de serviços considerados essenciais e de três anos para as demais organizações.

Este documento precisa ser assinado por profissionais credenciados pelo Crea como os engenheiros-eletricistas. 

Além disso, deve-se realizar a inspeção do SPDA em diversas circunstâncias, como por exemplo na construção do sistema e após a conclusão da instalação; no caso de alterações ou reparos do sistema ou descargas atmosféricas; e a cada semestre de forma periódica.

Como uma empresa especializada pode ajudar

Para garantir a correta elaboração do laudo SPDA de acordo com as normas vigentes e a periodicidade adequada, conte com uma empresa especializada. Assim, você pode focar no seu negócio, enquanto o parceiro contratado cuida de todos estes assuntos.

Empresa de engenharia com mais de 20 anos de experiência, a TESLA SOLUÇÕES atua na gestão de edifícios, empreendimentos, instalações técnicas e industriais. Assumimos a operação e responsabilidades das infraestruturas, equipamentos e instalações e promovemos as melhores soluções para os nossos clientes.

Realizamos serviços de análise e diagnóstico de instalações, incluindo o laudo SPDA, com equipes de engenharia e técnicos de diagnósticos especializados, com acesso aos mais recentes equipamentos e tecnologias.

Com isso, promovemos otimização de custos, aumento de produtividade e serviços de alta eficiência para sua empresa. Quer saber mais? 

Laudo De SPDA: Qual Sua Validade E Como Fazer?

Com a alta incidência de raios no Brasil, garantir a segurança de seu para-raios é essencial. Para isso, é necessário manter em dia o laudo SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas). Você tem dúvidas sobre o assunto, como “laudo de para raio tem validade” e “como fazer um laudo técnico de para-raio”? Então continue a leitura!

A manutenção do laudo técnico de SPDA é fundamental é deve ser realizada a cada seis meses, garantindo a segurança de seu edifício. Dito isso, saiba o que é o laudo SPDA, como fazer e qual a validade desse documento fundamental em empresas que possuem para-raios.

Laudo De SPDA, Aterramento E Continuidade Elétrica

O laudo técnico de SPDA, também conhecido como laudo técnico de para-raios, é um documento fundamental para assegurar que os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, ou para-raios, estejam funcionando adequadamente. Neste documento será registrado todas as inspeções, as verificações e medições realizadas no sistema, servindo, futuramente, como parâmetro para análises do sistema e a obtenção de informações relevantes sobre ele.

Por Que Realizar Um Laudo De SPDA?

O laudo SPDA é um documento que assegura a segurança dos Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas. Por meio dele, será possível obter informações fundamentais sobre o para-raios, desde sua instalação até seu estado atual, pois é realizada uma análise detalhada e completa por todo sistema.

Além disso, a obtenção do documento é obrigatória, sendo uma medida imposta por diversos órgãos como o Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Corpo de Bombeiros. Empresas e edifícios que não tiverem o laudo em mãos podem ser multados, além de serem impossibilitados de adquirir outras documentações, como o ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização, em português) e a contratação de serviços de seguradoras.

Qual a validade de um Laudo SPDA?

Há duas validades possíveis, que são recomendadas pela NBR-5419/2015, de um laudo técnico de SPDA. A primeira é a validade de 1 ano para sistemas expostos à corrosão atmosférica e a segunda é de 3 anos para os demais sistemas.

Indica-se, no entanto, que a avaliação seja anual. Assim, alguns órgãos, como o Corpo de Bombeiros, exigem essa periodicidade a cada ano.

Além disso, é necessário a realização de inspeções semestrais, para garantir que o sistema esteja funcionando corretamente e que não haja sinais de corrosão, oxidação e rompimento de cabos.

Como Fazer Um Laudo SPDA?

A realização de um laudo técnico de para-raios, ou SPDA, deve ser feita por profissionais qualificados. Para facilitar a realização desse documento, empresas especializadas em sistemas de proteção contra descargas elétricas oferecem serviços relacionados ao sistema, como manutenção, instalação e a realização de laudos.

Além disso, é necessário dispor de equipamentos específicos para fazer a análise detalhada dos para-raios, criando um laudo com todas as informações necessárias.

O que deve constar em um laudo técnico SPDA?

Um laudo do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é um documento técnico, em que diversas informações fundamentais sobre a instalação devem estar presentes. Um laudo com pouco conteúdo e poucas páginas não inspira confiança e pode sinalizar que há informações a menos.

Dessa forma, o documento deve conter as seguintes informações:

  • Ensaio de continuidade de sistema estruturais e comprovando sua eficácia;
  • Descrição detalhada do sistema de captação;
  • Informações sobre as descidas e malha de aterramento;
  • Imagens com condições físicas e técnicas dos elementos do para-raios;
  • Análise de riscos com memorial de cálculo justificando seu dimensionamento e classificação de risco e método considerado para cada edificação existente;
  • A descrição da MPS (Medidas de Proteção contra Surto) adotadas na edificação para o controle de risco e segurança;
  • Inspeção técnicas de conexões dos elementos do SPDA;
  • Compatibilização do SPDA implantado com os projetos executivos;
  • Análise de riscos por meio de esfera rolante e verificação das distâncias do sistema conforme classe de risco para cada edifício;
  • Fechamento das malhas de aterramento;
  • A quantidade dos elementos e distância de captores, descidas e malhas;
  • Aterramento e objetos metálicos acima da edificação;
  • Operação de equipamentos elétricos de proteção contra surto;
  • Pontos de corrosão no sistema;
  • As conexões e fixação;
  • Descrição detalhada e inspeção apontando a conformidade, não conformidade e recomendações técnicas com os planos de ações para medidas corretivas com grau de risco e criticidade e outras informações necessárias.

Quem pode emitir e assinar um Laudo SPDA?

O laudo SPDA não pode ser emitido e assinado por qualquer profissional, esse documento deve ser feito por profissionais e empresas habilitadas com registro em seus respectivos conselhos. É necessário frisar que apenas este profissional em específico pode realizar a análise e criar o laudo técnico de para-raios.

Esse serviço técnico deve ser feito por um profissional e empresa devidamente habilitados, que ficará responsável por toda a análise. Nem todo profissional, contudo, possui o conhecimento necessário para a criação desse documento, por isso aconselha-se a contratação de uma empresa especializada que irá indicar os profissionais adequados ao serviço.

Qual o valor estimado para um laudo técnico?

O valor estimado para um laudo de SPDA pode variar de acordo com as condições do para-raios e com a empresa. Cada profissional ou empresa responsável pela emissão desse documento possui um preço estimado por seus serviços, além disso, reparos e manutenção no sistema podem deixar o serviço mais caro.

Algumas empresas, no entanto, sugerem um valor de até R$ 1.500,00 reais para a emissão do laudo, sem a necessidade de reparo algum nas instalações. Para saber qual o valor real dos serviços, é preciso entrar em contato com a empresa ou profissional e agendar um orçamento, em que o responsável irá até o local e irá avaliar o estado do para-raios.

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