Laudo de SPDA | Laudo de Instalações Elétricas | Empresa de Engenharia Elétrica

Manutenção Cabine Primária

O que é Cabine Primária, quando é usada e como devo fazer a manutenção.
A Cabine Primária destina-se ao consumidor industrial, comercial, condomínios ou qualquer outro estabelecimento que necessite ligar carga acima de 75KVA ou 99CV.

O que fornecemos:

Cabine Primária convencional
Cabine Primária simplificada
Cabine Primária blindada em chapa de aço
Subestação de energia
Projeto e aprovação em concessionária
Fornecimento integral
Reavaliação de contratos
manutenção preventiva de cabine primaria – Cabine Primária
Cabine Primária ao Tempo
Geralmente a cabine primaria é encontrada em clientes que necessitam de uma demanda energética maior que 75 kVA salvo para cidade de São Paulo que existe condições em atender em uma potencia maior até os 225kVA.

Subestação

A subestação é um conjunto bem complexo que necessita de uma área mínima de 400m² dedicada a clientes que necessitam de uma demanda maior que 3MVA (3.000.000VA) e compreende em uma linha de transmissão especifica onde a tensão é superior a 88kV.

Cabine Primária

A Cabine primária compreende em um conjunto simplificado que na sua maior configuração ocupara um espaço de no mínimo 34 m² contendo disjuntor em MT, Transformadores e chaves e recebe as tensões já transformadas consideradas media tensão que são de 34kV a 13.8KV. Algumas concessionárias no Brasil pode ser feitas em poste para demandas de até 225kVA,na sua configuração de sistema a de maior complexidade pode chegar até 2999kVA de demanda.

Entradas em Baixa Tensão
A Entrada em baixa tensão compreende em um conjunto padronizado pela concessionária local a fim de fornecer e medir a energia fornecida ao consumidor final já nas tensões de utilização.

Sabendo o que é cabine primária o cliente deve ter em mente sobre qual o melhor modelo para sua empresa e como ela deverá ser utilizada, de forma que auxilie em seu empreendimento e ajude em seu rendimento. Portanto, essa cabine é uma ótima opção para os clientes que trabalham em diversos segmentos do mercado.

Sendo assim, se você possui dúvidas quanto ao o que é cabine primária, entre em contato conosco, nós priorizamos a satisfação de todos os nossos clientes.

Saiba a Importância da Manutenção Preventiva da cabine primaria

Diversas empresas e condomínios residenciais e industriais fazem o uso da cabine primária, sua entrada de energia elétrica de alta tensão. A manutenção da cabine primária é de responsabilidade única e exclusiva de cada
proprietário, independente da distância em que esta se encontra da empresa, seja fora ou dentro dela.

As cabines primárias de força, por abrigarem equipamentos de alta tensão, devem estar sob total segurança. Desde segurança para entrada de energia como para manutenção. As manutenções devem ser feitas somente por pessoal
autorizado. Questões de possíveis incêndios, causados por fechamento de curtos-circuitos e outros distúrbios da rede elétrica também devem ser considerados.

Para tanto, devem permanecer trancadas, sinalizadas e estar com as manutenções e revisões em dia, sendo sempre operadas por profissionais qualificados e./ou habilitados.

Funcionamento Cabine primaria – Cabine Primária

A garantia da confiabilidade e continuidade dos serviços
Outro fator de grande importância para a segurança de uma cabine primária, é seu aterramento. A inspeção e medição do aterramento é feita com aparelhos de medição específicos, além dos profissionais com as qualificações para tal feitio.

O aterramento é a garantia de que qualquer fuga de tensão de tensão elétrica será escoada para a terra, sem colocar vidas de pessoas em risco de acidentes.

Quando se fala em alta tensão, qualquer choque ou descarga elétrica é certamente fatal
Quando se fala em manutenção, seja ela preventiva, corretiva ou periódica, de uma cabine primária, o primeiro passo é agendar com a concessionária local o desligamento na alta tensão para que acidentes sejam evitados. As empresas geralmente preferem agendar para datas em que a taxa de produtividade é menor, como domingos e feriados.

A manutenção de uma cabine primária só deve ser efetuada por pessoal qualificado e/ou habilitado sempre fazendo o uso dos equipamentos de proteção individuais e coletivos (EPI e EPC) de forma correta.

Principais componentes encontrados dentro de uma cabine primária

Dentro de uma cabine primária encontramos os cubículos de entrada (que somente funcionários da concessionária são autorizados a entrar e/ou prestar qualquer tipo de serviço, manutenção ou inspeção), cubículo de medição,
cubículo de proteção contra surtos elétricos e o cubículo de transformação e compartilhamento em baixa tensão BT.

Componentes da cabine primaria – Cabine Primária

Durante a manutenção, faz-se importante a verificação de todos os elementos que ajudam a compor a cabine primária. Porém, há aqueles que sua importância se sobressaem em relação a outros componentes, como os
transformadores de corrente (TC), transformadores de potencial (TP), barramentos, para-raios de linha, chaves seccionadoras de média/alta tensão, disjuntores de média/alta tensão, isoladores e a chave fusível.

Todos estes equipamentos e também o sistema de aterramento, tanto da cabine primária, como de toda a instalação civil local, deve ser inspecionado e revisado durante a manutenção periódica.

Também está incluso no período da manutenção os laudos e relatórios de conformidade da instalação, relatórios físico-químico do óleo mineral tanto dos transformadores quanto dos disjuntores.

Cabine Primária: Cuidados E Manutenção

As cabines sempre devem permanecer trancadas e sinalizadas em prol da preservação da segurança. Também devem estar com a manutenção em dia e sempre serem operadas apenas por profissionais habilitados e qualificados.

A manutenção preventiva em cabine primária e também a corretiva, deve ser precedida pela solicitação do desligamento programado de média tensão com a concessionária energia elétrica local. Isso é feito para evitar graves danos e acidentes.

Por isso, é indicado agendar as manutenção preventiva para dias em que a circulação de pessoas no ambiente (e, consequentemente, produtividade) seja menor, como domingos ou feriados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.