Projetos spda

Projetos spda

O projeto do SPDA se inicia com a ANÁLISE DE RISCO que vai determinar o nível de SPDA a ser instalado segundo a NBR 5419-2015. O padrão, dimensionamento, quantitativo de material e detalhes de montagem são partes do projeto, necessários para sua empresa.


Quais os benefícios de se ter um projeto de SPDA? Estar de acordo com órgãos públicos fiscalizadores, seguradoras, garantia de instalações de acordo com a norma, redução nos custos de instalação e principalmente para proteção da edificação e pessoas.

projetos spda

Solicite um orçamento

Entre em contato conosco que em breve retornaremos

Laudo elétrico ou NR 10

Atesta as condições das instalações elétricas e dimensionamento de cabos…

Laudo termográfico

Verifica como esta a dissipação de calor das instalações elétricas…

Laudo de icms

Sua empresa e contribuinte de ICMS? Restitua o ICMS pago na conta de energia referente a área produtiva.

Laudo SPDA

A temporada de raios traz risco para edificações e pessoas. Como está o funcionamento…

O projeto SPDA – Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – é um estudo realizado em uma edificação para a implantação de dispositivos que irão proteger o ambiente contra os raios. Fundamental em imóveis comerciais e industriais, o projeto SPDA deve ser feito de acordo com a norma técnica NBR 5419/2015. O SPDA, portanto, previne acidentes e evita prejuízos. 

Um bom projeto SPDA apresenta uma avaliação minuciosa das situações que podem surgir decorrentes de ações planejadas para solucionar o problema das descargas atmosféricas. Ao reduzir perdas e o desperdício de materiais, além de suprimir o retrabalho, o projeto SPDA proporciona eficiência econômica. Logo, é ele quem irá nortear a boa ou má execução de uma instalação.

Em um projeto SPDA é imprescindível conhecer a fundo, as características e peculiaridades da estrutura física e arquitetônica de um imóvel para encontrar a solução técnica adequada e alinhada ao padrão estético do edifício. É fundamental que o projeto se adeque à necessidade do cliente, de modo a permitir com facilidade, futuras manutenções e inspeções a serem realizadas no local.

ASPECTOS IMPORTANTES AO CONTRATAR UM PROJETO SPDA

Além de importante, o projeto spda é uma exigência para obter ou renovar o auto de vistoria do corpo de bombeiros. Assim, é fundamental considerar alguns aspectos antes de contratar este projeto com uma empresa especializada.

projeto spda minimiza os impactos das descargas atmosféricas nas edificações, e seu desenvolvimento necessita seguir a algumas normas vigentes, como a NBR 5419 da ABNT e a NR10 no Ministério do Trabalho. Ao contratar uma empresa especializada, é necessário certificar-se de que está devidamente regulamentada.

Vantagens de ter um projeto de SPDA

Auxílio na instalação do sistema, evitando erros.
Facilidade para eventuais e posteriores manutenções.
Posicionamento correto dos elementos do sistema.
Facilidades para certificações ISO ou para atender as seguradoras ou corpo de Bombeiros.
Projeção do sistema conforme as normas vigentes, atendendo ás questões legais.
Minimização de riscos de incêndios, choques, queima de aparelhos, centelhamentos, etc.

MÉTODOS PARA O DIMENSIONAMENTO DO PROJETO DE SPDA

Para a elaboração do projeto de SPDA, deve-se escolher o modelo de acordo com a edificação e adequá-lo à mesma, levando em conta todos os seus fatores estruturais e obedecendo os quesitos de segurança, sendo três modelos principais.

O primeiro modelo do projeto de SPDA é o método do ângulo de proteção: Franklin que consiste na instalação de uma haste no topo da edificação possuindo um captor na extremidade, e seu ângulo de proteção varia conforme o nível de proteção.

O segundo modelo do projeto de SPDA é o método eletrogeométrico que consiste em fazer rolar na edificação uma esfera fictícia, de raio definido pelo nível de proteção.

 O terceiro é o método Gaiola de Faraday que consiste em envolver toda a estrutura por malhas e cabos de descida, aterrados convenientemente, espalhados pela estrutura.

INFORMAÇÕES PARA OBTER UM EXCELENTE PROJETO DE SPDA

 NBR-5419 – norma que trata da proteção contra descargas atmosféricas – estabelece todos os parâmetros a serem seguidos para a elaboração de um projeto de SPDA eficiente e seguro. Por ter grande importância, a NBR-5419 foi reformulada e atualizada em 2015, visando aumentar o nível de segurança das instalações de SPDA desde o projeto até a instalação final. Na elaboração do projeto de SPDA, são utilizados 3 métodos distintos ou combinados:

  • Método Franklin: consiste no uso de um ou mais mastros com captores do tipo Franklin para formar uma área protegida em toda a edificação. O volume protegido depende da altura do para-raios, do ângulo e do nível de proteção necessária. Essas informações são apontadas em tabelas fornecidas pela norma NBR-5419/2015;
  • Método da esfera rolante ou Método Eletrogeométrico: consiste em fazer rolar por toda a edificação uma esfera fictícia, com raio definido pelo nível de proteção;
  • Método das Malhas ou Gaiola de Faraday: consiste em envolver toda a cobertura da edificação com malhas formadas por cabos ou barras metálicas de cobre ou alumínio. As malhas de captação devem ser interligadas às malhas de aterramento devidamente projetadas para garantir o escoamento das correntes geradas pelos raios. Os espaçamentos entre as malhas e entre as descidas devem ser respeitados conforme nível de proteção estabelecido pela norma.

A Norma NBR-5419/2015 vigente estabelece algumas etapas necessárias para a elaboração do projeto de SPDA, sendo elas:

  • Análise e gerenciamento de risco;
  • Definição do método de proteção;
  • Cálculo das proteções;
  • Cálculo da quantidade de descidas necessárias;
  • Cálculo da malha de aterramento;
  • Definição da equalização dos potencias (barras de equipotencialização);
  • Definição das Medidas de Proteção contra Surtos de energia (MPS);
  • Cálculo das distâncias de segurança.

O projeto de SPDA deve conter plantas em arquivo eletrônico e impressas, com legendas, detalhes técnicos, Memorial Descritivo, Lista de Materiais e, principalmente, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do responsável técnico devidamente habilitado pelo CREA.

PORQUE REALIZAR UM PROJETO DE SPDA (PARA RAIO)?

As descargas atmosféricas induzem surtos de tensão que chegam a centenas de quilovolts, kVquando essas descargas entram em contato direto com qualquer tipo de construção, tais como industrias, edificações, subestações, linhas de transmissão de energia, tanques metálicos, dentre outros, são registrados grandes danos materiais e físicos que poderiam ser evitados, caso essas construções estivessem protegidas por um sistema de proteção contra descargas atmosféricas, SPDA.  .

SPDA O QUE É?

Popularmente chamado de para raios, é um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Um Projeto de SPDA consiste em:  

  1. Um sistema externo de proteção contra descargas atmosféricas;
  2. Um sistema interno de proteção contra descargas atmosféricas.

SPDA externo é destinado a:

  1. Interceptar uma descarga atmosférica para a estrutura, por meio do sistema de captação;
  2. Conduzir a corrente da descarga atmosférica para a terra de forma segura, por meio do sistema de descida;
  3. Dispersar a corrente da descarga atmosférica na terra, por meio do sistema de aterramento.

SPDA interno é designado a mitigar os riscos com centelhamentos perigosos dentro do perímetro de proteção criado pelo SPDA externo, por meio de ligações equipotenciais ou distância de segurança (isolação elétrica) entre os componentes do SPDA externo e outros elementos eletricamente condutores internos à estrutura.

Para o sistema de captação, existem 03 métodos, sendo:

  1. Método Franklin

    Também chamado de método por ângulo de proteção, consiste em determinar o volume de proteção propiciado por um cone, cujo ângulo da geratriz com a vertical, varia segundo a classe do SPDA desejada;

  1. Método de esfera rolante

    Também conhecido como método eletrogeométrico, consiste em determinar o volume de proteção propiciado por uma esfera de raio R, que percorre toda a superfície da estrutura, o raio R da esfera varia segunda a classe do SPDA;

  1. Método Gaiola de Faraday

    Consiste em envolver a parte superior da construção com uma malha captora de condutores elétricos nus, cuja a distância entre eles é determinada pela classe do SPDA. É o método mais utilizado em prédios e galpões.

SPDA Norma

A ultima atualização da norma que trata do SPDA “Para Raio”, ABNT NBR 5419, foi feita em 2015, e está dividida em 04 partes, sendo:

  1. ABNT NBR 5419 – 1: Princípios gerais;
  2. ABNT NBR 5419 – 2: Gerenciamento de risco;
  3. ABNT NBR 5419 – 3: Danos físicos a estruturas e perigos à vida;
  4. ABNT NBR 5419 – 4: Sistemas Elétricos e eletrônicos internos na estrutura.

As características de um SPDA são determinadas pelas características da estrutura a ser protegida e pelo nível de proteção considerado para as descargas atmosféricas.

Cada classe de SPDA, que pode variar de I a IV, é caracterizada pelos seguintes dados:

  • Parâmetros da descarga atmosférica;
  • Raio da esfera rolante, tamanho da malha e ângulo de proteção;
  • Distâncias típicas entre os condutores de descida e os condutores em anel;
  • Distância de segurança contra centelhamento perigoso;
  • Comprimento mínimo dos eletrodos de terra.

PARA SABER MAIS SOBRE projetos spda

Ligue para   (11) 2312-2310 / (11) 9 878 – 50275 ou clique aqui e entre em contato 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE LAUDO DE SPDA

O QUE É UM LAUDO TÉCNICO SPDA ?

O laudo técnico SPDA   é o conjunto de documentos que avalia o estado de conformidade das instalações da PDA (Proteção contra Descargas Atmosféricas). Através dos conhecimentos específicos  do especialista para tal cenário, o laudo tem por finalidade reproduzir sua opinião.

QUAIS DOCUMENTOS MÍNIMOS COMPÕEM O LAUDO TÉCNICO SPDA ?

Não menos que o relatório técnico, o laudo técnico SPDA  também deve incluir, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), certificados de calibração dos instrumentos utilizados e referências das normas que foram aplicadas ao laudo.

O LAUDO TÉCNICO SPDA DEVE SER BASEADO EM ALGUMA NORMA?

Sim. O laudo técnico SPDA deverá ser fundamentado, a princípio, na norma da ABNT NBR 5419. Todavia, haverão situações que o engenheiro eletricista terá que também aplicar outras normas ou legislações.

QUAL PROFISSIONAL PODE EMITIR O LAUDO TÉCNICO SPDA ?

De acordo com o conselho de fiscalização profissional (CREA), somente o engenheiro eletricista pode emitir o laudo técnico SPDA

PORQUE EU PRECISO DO LAUDO TÉCNICO SPDA DA MINHA EDIFICAÇÃO ?

existem instrumentos federais, estaduais e municipais que determinam a renovação periódica do laudo técnico SPDA, além de ser uma exigência das seguradoras, este laudo é um dos itens essenciais para garantir a segurança do seu patrimônio, sobretudo, das vidas contidas no local.

QUAL PREÇO OU QUANTO CUSTA UM LAUDO TÉCNICO SPDA ?

Não existe um valor fixo para um laudo técnico SPDA  , visto que o preço (R$) do laudo pode variar devido o tipo de construção e suas complexidades para acessar todos os pontos de verificação.

Laudo de spda – laudo de para raios – laudo de aterramento – Laudo Eletrico Laudo Elétrico preço – laudo spda preço – laudo de para raios preço – laudo técnico SPDA – Laudo Técnico para Raio – laudo de aterramento preço –laudo de para raios spda – laudo de vistoria para raios – Laudo SPDA condomínio – Laudo vistoria SPDA – laudo inspeção spda – laudo para raio em guaratinguetá – laudo para raio em guarulhos – laudo para raio em jundiai – laudo para raio em campinas – laudo para raio em santo andre – laudo para raio ferraz de vasconcelos – laudo para raio em mogi das cruzes – laudo para raio em sorocaba – laudo para raio  em rj – laudo para raio  em são jose do campos –laudo para raio em são bernardo do campo – laudo para raio  em cotia – laudo para raio  em Santos –laudo para raio  em suzano – laudo para raio  em itaquaquecetuba –laudo para raio  em barueri –laudo para raio  em itupeva –laudo para raio taboão da serra –laudo para raio  zona norte – laudo para raio  no guaruja – Laudo para raio em Jacareí – laudo para raio em aruja – laudo para raio em peruibe – Laudo spda em sp – laudos spda em mogi das cruzes – Laudos spda em campinas – laudo spda em  jundiai – laudo spda em sorocaba – laudo spda no rj – laudo spda em guaratinguetá – laudo spda em guarulhos – Laudos spda em são bernardo do campo – Laudos spda em cotia –Laudo spda em santo andré – Laudo de SPDA  em Santos – Laudos spda em suzano – laudo de spda em itaquaquecetuba – Laudos spda em barueri – Laudos spda em itupeva – laudo spda taboão da serra laudo spda no guaruja – Laudos spda em osasco – laudos spda em belo horizonte – laudos spda em joão pessoa – laudo spda em salvador – laudo spda em goiania –  laudo spda em florianópolis – laudo spda em curitiba – laudo spda em uberlândia – laudo spda em ribeirão preto – laudo spda em bauru – laudo spda em atibaia – laudo spda em ibiuna – laudo spda em piracicaba – laudo spda em itu – projeto de SPDA –  projeto spda galpão – projeto spda preço – orçamento projeto spda – instalação de para raios – instalação spda – empresa de para raios – empresa de engenharia eletrica – manutenção de para raios – manutenção de para raios sp – manutenção preventiva para raios – empresa de manutenção de para raios – manutenção de para raios em campinas – manutenção de para raios ferraz de vasconcelos – manutenção de para raios franca sp – manutenção de para raios piracicaba – manutenção para raios zona norte sp – manutenção de para-raios rj – empresas de para-raios rj – projeto spda posto combustível – empresa de instalação eletrica industrial – empresa de instalação eletrica industrial em sp – empresa de instalação eletrica industrial em mogi das cruzes – empresa de instalação eletrica industrial em Guarulhos