Laudo para raio em Salto

Laudo para raio em Salto

A temporada de raios traz risco para edificações e pessoas. Como está o funcionamento do sistema de SPDA da sua empresa? Atualizado com a norma 5419 – 2015?

O laudo vai apontar se o mesmo está de acordo com a norma e quais são as adequações caso seja necessário.

laudo de SPDA

Solicite um orçamento

Entre em contato conosco que em breve retornaremos

Laudo elétrico ou NR 10

Atesta as condições das instalações elétricas e dimensionamento de cabos…

Laudo termográfico

Verifica como esta a dissipação de calor das instalações elétricas…

Laudo de icms

Sua empresa e contribuinte de ICMS? Restitua o ICMS pago na conta de energia referente a área produtiva.

Laudo SPDA

A temporada de raios traz risco para edificações e pessoas. Como está o funcionamento…

O Laudo para raio em Salto (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) é realizado para fazer a proteção das instalações elétricas contra as perturbações ocasionadas por descargas elétricas, ou seja, contra os raios, que podem atuar de maneira direta ou indiretamente, seguindo o que recomenda a NBR 5419/15, norma que regulamenta a confecção deste tipo de laudo.

A realização do Laudo para raio em Salto deve estar previsto desde o projeto, passando por sua manutenção e finalizando na inspeção de SPDA, a fim de que todas as edificações possam estar protegidas dos efeitos que este tipo de descarga possa ocasionar, assim como, dos efeitos secundários que traz consigo.

Assim sendo, para que este Laudo para raio em Salto possa ser emitido é necessário que se realize toda a proteção da edificação, seja com a instalação do para-raio bem como do sistema de aterramento de toda a parte elétrica, para que se evite danos às edificações.

A TELAS SOLUÇÕESENGENHARIA é referência na elaboração do Laudo para raio em Salto  nossos engenheiros são capacitados a fornecerem soluções completas com base nas normas exigidas pela ABNT e órgãos internacionais vigentes de padronização e segurança. Utilizamos os melhores equipamentos do mercado para realizar as medições e testes, sendo todos eles certificados e calibrados anualmente com rastreabilidade pelo INMETRO.

PORQUE REALIZAR O Laudo para raio em Salto?

Empresas com carga instalada superiores a 75kW, de acordo com a NR10 (norma regulamentador 10), são obrigadas a manter em seu PIE (prontuário de instalações elétricas) o Laudo para raio em Salto e o laudo de Aterramento. O não cumprimento desta norma pode acarretar em diversas questões como:

  • Na recusa das seguradoras para cobrir qualquer sinistro no parque industrial;
  • Para a renovação do Alvará de funcionamento, o corpo de bombeiros exige o laudo de SPDA no AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros);
  • Em caso de um acidente com descarga atmosférica, o responsável pela empresa responderá civil e criminalmente pelo não atendimento as normas regulamentadoras;
  • A falta do laudo de SPDA é uma Não Conformidade em certificações como a ISO;
  • Aumento do risco de centelhamentos, choques elétricos, incêndios, queima de equipamentos dentre outros.

Laudo para raio em Salto- VANTAGENS

A incidência de raios em algumas regiões é maior e por isso é necessária a análise técnica dos locais mais suscetíveis como os condomínios. As vantagens da emissão de laudo técnico são:

  • O Laudo para raio em Salto é realizado por empresa gabaritada que possui excelentes profissionais para dar andamento a esse tipo de documento;
  • Esses serviços são realizados com baixo investimento;
  • Por meio do Laudo para raio em Salto se comprova a segurança das edificações, pois são realizadas vistorias técnicas;
  • Problemas técnicos podem ser solucionados por meio do

QUAL O OBJETIVO DO Laudo para raio em Tatuí

São 03 os objetivos de se realizar um laudo de SPDA:

  1. Assegurar que o sistema de proteção contra descarga atmosférica, esteja de acordo com o Projeto de SPDA baseado na NBR 5419;
  2. Assegurar que todos os componentes do sistema de proteção contra descarga atmosférica, SPDA, estejam em bom estado de conservação e sejam capazes de escoar uma descarga atmosférica para o aterramento sem causar nenhum dano físico ou material;
  3. Garantir que qualquer reforma ou nova construção, que modifique as condições iniciais previstas no projeto de SPDA, além de novas linhas de energia e tubulações metálicas que adentrem a estrutura, se enquadrem na ABNT NBR 5419:2015.

A OBRIGATORIEDADE DO LAUDO TÉCNICO SPDA EM EDIFICAÇÕES

O laudo técnico do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, conhecido também por Laudo para raio em Salto é a forma mais eficiente de certificar a segurança de uma edificação. O Laudo para raio em Salto é uma documentação que deve ser adquirida por toda construção com SPDA, ou seja, para-raios. 

A NBR 5419 normatiza medidas a serem tomadas e as especificações do Laudo para raio em Salto. Ao contratar uma empresa especializada em Laudo para raio em Salto, a segurança na edificação é garantida por profissionais competentes. Os profissionais de engenharia credenciados pelo CREA são os responsáveis pela emissão do laudo.

Destaca-se que o SPDA não evita as descargas atmosféricas, sua função é inibir que os raios atinjam diretamente os eletrônicos, dessa forma, dissipam as cargas. A IEC (Internacional Eletrotecnical Comission) é a instituição que normatiza internacionalmente os para-raios, no Brasil cabe a ABNT.

O QUE DEVE SER ANALISADO NO Laudo para raio em Salto?

No Laudo para raio em Salto realizado pelos engenheiros da TESLA SOLUÇÕES , são analisados os seguintes itens listados abaixo:

  • O estado de conservação dos componentes do Subsistema de Captação, terminais aéreos, malhas, cabos e conexões;
  • O estado de conservação dos componentes do Subsistema de Descida, Cabos, conexões e barras;
  • O estado de conservação dos componentes do Subsistema de Aterramento, hastes, cabos, conexões, soldas exotérmicas e grampos;
  • Condição do Sistema de Equalização dos Potenciais, DPS (dispositivo de proteção contra surtos) e BEP (Barramento de Equipotencialização Principal);
  • Avaliações gerais, tipo Corrosão, Deterioração e Rompimento;
  • Medições de Resistência de aterramento;
  • Medições de continuidade elétrica entre as malhas de aterramento e o SPDA;
  • A concordância do SPDA instalado com o Projeto e com a norma.

PARA SABER MAIS SOBRE Laudo para raio em Salto

Ligue para   (11) 2312-2310 / (11) 9 878 – 50275 ou clique aqui e entre em contato 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE LAUDO DE SPDA

O QUE É UM LAUDO TÉCNICO SPDA ?

O laudo técnico SPDA   é o conjunto de documentos que avalia o estado de conformidade das instalações da PDA (Proteção contra Descargas Atmosféricas). Através dos conhecimentos específicos  do especialista para tal cenário, o laudo tem por finalidade reproduzir sua opinião.

QUAIS DOCUMENTOS MÍNIMOS COMPÕEM O LAUDO TÉCNICO SPDA ?

Não menos que o relatório técnico, o laudo técnico SPDA  também deve incluir, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), certificados de calibração dos instrumentos utilizados e referências das normas que foram aplicadas ao laudo.

O LAUDO TÉCNICO SPDA DEVE SER BASEADO EM ALGUMA NORMA?

Sim. O laudo técnico SPDA deverá ser fundamentado, a princípio, na norma da ABNT NBR 5419. Todavia, haverão situações que o engenheiro eletricista terá que também aplicar outras normas ou legislações.

QUAL PROFISSIONAL PODE EMITIR O LAUDO TÉCNICO SPDA ?

De acordo com o conselho de fiscalização profissional (CREA), somente o engenheiro eletricista pode emitir o laudo técnico SPDA

PORQUE EU PRECISO DO LAUDO TÉCNICO SPDA DA MINHA EDIFICAÇÃO ?

existem instrumentos federais, estaduais e municipais que determinam a renovação periódica do laudo técnico SPDA, além de ser uma exigência das seguradoras, este laudo é um dos itens essenciais para garantir a segurança do seu patrimônio, sobretudo, das vidas contidas no local.

QUAL PREÇO OU QUANTO CUSTA UM LAUDO TÉCNICO SPDA ?

Não existe um valor fixo para um laudo técnico SPDA  , visto que o preço (R$) do laudo pode variar devido o tipo de construção e suas complexidades para acessar todos os pontos de verificação.