instalação de para raios em fazendas

instalação de para raios em fazendas

A temporada de raios traz risco para edificações e pessoas. Como está o funcionamento do sistema de SPDA da sua empresa? Atualizado com a norma 5419 – 2015?

O laudo vai apontar se o mesmo está de acordo com a norma e quais são as adequações caso seja necessário.

Instalação de para raios em São José do Rio Preto

Solicite um orçamento

Entre em contato conosco que em breve retornaremos

Laudo elétrico ou NR 10

Atesta as condições das instalações elétricas e dimensionamento de cabos…

Laudo termográfico

Verifica como esta a dissipação de calor das instalações elétricas…

Laudo de icms

Sua empresa e contribuinte de ICMS? Restitua o ICMS pago na conta de energia referente a área produtiva.

Laudo SPDA

A temporada de raios traz risco para edificações e pessoas. Como está o funcionamento…

instalação de para raios em fazendas é essencial para assegurar a proteção de pessoas e animais, pois, a incidência de raios em lugares como fazendas, sítios e ambientes abertos é tão alta, quanto em grandes edifícios. Além disso, é primordial o uso de um para-raios em lugares que possuem imóveis de grandes custos, como os frigoríficos, isso porque, caso haja o seu desligamento, os produtos podem vir a estragar, gerando prejuízo de grande custo.

Instalação de para raios em fazendas é um serviço fundamental para garantir a proteção contra descargas atmosféricas em edifícios de todos os tipos. Todo projeto de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) deve seguir a norma técnica NBR 5419, que regulamenta as instalações no Brasil.

O país possui uma das maiores incidências de raios do mundo, por isso é fundamental contratar uma empresa do setor para estruturar o para-raios ideal. Para isso, o mercado conta com profissionais de ampla experiência e competência em proteção contra descargas atmosféricas.

A TELAS SOLUÇÕESENGENHARIA é referência na elaboração da instalação de para raios em fazendas, nossos engenheiros são capacitados a fornecerem soluções completas com base nas normas exigidas pela ABNT e órgãos internacionais vigentes de padronização e segurança. Utilizamos os melhores equipamentos do mercado para realizar as medições e testes, sendo todos eles certificados e calibrados anualmente com rastreabilidade pelo INMETRO.

VANTAGENS PROPORCIONADAS PELA instalação de para raios em fazendas

Um sistema de para-raios oferece:

  • proteção à vida;
  • proteção ao patrimônio;
  • cumprimento das exigências legais.

Realizada em conformidade com os padrões de segurança, uma instalação de para raios em fazendas contribui para eliminar os riscos de acidentes decorrentes das descargas elétricas atmosféricas. É esse o fator que torna o sistema útil para proteger a vida de seres humanos e animais presentes na edificação. Além disso, a instalação de para raios em fazendas evita que os acidentes causem danos à estrutura da edificação, mantendo o patrimônio protegido.

Devido à obrigatoriedade legal do SPDA, o serviço de instalação de para raios em fazendas contribui para que as edificações atendidas estejam em conformidade com a lei. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a instalação de para raios em fazendas  é obrigatória para edificações com mais de 30 metros de altura, que possuam estruturas isoladas com mais de 25 metros de altura, que contenham materiais inflamáveis, entre outros casos.

REGIMENTOS PARA A instalação de para raios em fazendas

A norma NBR-5419, que trata da instalação de para raios em fazendas, foi amplamente remodelada em 2015 e passou então a ser muito mais abrangente e incluiu a proteção de equipamentos elétricos instalados no interior das edificações através da instalação de protetores de surtos (DPS). Essa norma estabelece requisitos e procedimentos para instalação de para raios em fazendas em edificações residenciais, comerciais, industriais, condomínios e agrícolas em todo o Brasil, sempre considerando a finalidade a que se destina, a média de incidência de raios na região, o índice isoceraúnico do local, as medidas de cada edificação (altura x comprimento x largura), os tipos de materiais das construções e a quantidade de pessoas no local. 

Somente engenheiros habilitados e familiarizados com norma NBR-5419/2015 terão condições de oferecer projetos confiáveis de instalação de para raios em fazendas. A instalação de para raios em fazendas é composta basicamente de três subsistemas:

  • Subsistema de captação: pode ser formado por captores tipo Franklin, por cabos de cobre de 35mm² ou barras chatas de alumínio de 5/8″ x 1/8″, que percorrem por todo o perímetro da cobertura da edificação além de cabos ou barras instaladas transversalmente, o que forma uma grande gaiola de Faraday;
  • Subsistema de descidas: formada por condutores de cobre de 35mm² ou barras chatas de alumínio de 5/8″ x 1/8″ e distanciadas no máximo em 15 metros uma da outra.
  • Subsistema de aterramento: malha em torno de toda a edificação formada por condutores de cobre de 50mm², distanciadas de 1 metro das vigas das edificações e enterradas a 0,5 metro de profundidade. É recomenda a instalação de uma haste vertical para cada descida e interligadas à malha de aterramento. Todas as conexões enterradas devem ser feitas através de solda exotérmicas.

COMO FUNCIONA A INSTALAÇÃO DE PARA RAIOS EM FAZENDAS

Para realizar a Instalação de para raios em fazendas de forma correta e eficiente, é preciso levar diversos aspectos em consideração. A NBR 5419 determina padrões específicos para instalar o equipamento em edificações residenciais, industriais e comerciais, que devem ser seguidos à risca.

Entre os critérios estão a finalidade do imóvel, o índice isoceraúnico do município, tipo de material utilizado na construção, volume de pessoas em circulação no espaço, quantidade média de raios e dimensões do local. O projeto deve ser conduzido por um engenheiro qualificado, reponsável por todas as etapas.

DÚVIDAS COMUNS SOBRE A instalação de para raios em fazendas

O sistema de para raios é composto por hastes metálicas que devem ser inseridas na terra por meio de cabos condutores. No sistema, as hastes são colocadas em locais estratégicos visando criar um caminho para que a descarga elétrica possa circular até a terra. 

A instalação de para raios em fazendas é realizada em três partes: captação, sub subsistema de descidas e subsistema de aterramento. Na captação é definido o número de hastes que serão inseridas. Isso é realizado de acordo com o tamanho de prédio. 

A segunda etapa (subsistema de descida) é o momento de inserir os cabos que podem ser de cobre nú ou fitas de alumínio. E, a terceira etapa (subsistema de aterramento) é o momento em que se analisa e cria um sistema para o aterramento da descarga elétrica. O sistema pode ser criado a partir da própria estrutura de aço condida no prédio. 

As etapas relacionadas à instalação de para raios em fazendas

Já citamos no princípio deste texto a importância de um SPDA ou para-raios para a prevenção e preservação da saúde da estrutura física do imóvel e também das pessoas ali presentes. Para que a instalação de para raios em fazendas funcione de forme eficaz, entretanto, o projeto deve ser realizado sempre por uma empresa devidamente qualificada para isso.

Em síntese, a instalação de para raios em fazendas é composta por três etapas/fases. Confira a seguir quais são e os principais detalhes sobre cada uma delas:

  •          Captação: neste primeiro momento, são consideradas questões majoritariamente atribuídas às dimensões da edificação para a definição da quantidade de hastes necessárias.
  •          Subsistema de descida: no segundo processo necessário, são definidas e realizadas as disposições dos cabos que, em síntese, podem ser fitas de alumínio ou compostos por cobre nu.
  •          Subsistema de aterramento: neste derradeiro procedimento, são analisadas questões particulares da edificação para o devido aterramento das descargas elétricas. Uma das opções pode ser a realização por intermédio da própria estrutura de aço do edifício.

Vale destacar que são diversos os processos relativos a cada uma das etapas e atender às especificações em normas técnicas e legais, como a NBR 5419, da ABNT, que já mencionamos é essencial. Por isso, contar com uma empresa especializada nos processos de instalação de para raios em fazendas é a principal recomendação para que se evitem problemas ao seu cotidiano.

COMO FUNCIONA A instalação de para raios em fazendas

Para realizar a instalação de para raios em fazendas de forma correta e eficiente, é preciso levar diversos aspectos em consideração. A NBR 5419 determina padrões específicos para instalar o equipamento em edificações residenciais, industriais e comerciais, que devem ser seguidos à risca. 

Entre os critérios estão a finalidade do imóvel, o índice isoceraúnico do município, tipo de material utilizado na construção, volume de pessoas em circulação no espaço, quantidade média de raios e dimensões do local. O projeto deve ser conduzido por um engenheiro qualificado, reponsável por todas as etapas.

A instalação de para raios em fazendas PROTEGE EDIFICAÇÕES CONTRA OS DANOS DAS DESCARGAS ELÉTRICAS

O para-raios tem a função de proporcionar o caminho seguro para que a descarga elétrica chegue ao solo. Ele deve ser instalado em locais altos, pois interage com as nuvens eletrizadas provocando a indução eletrostática. Cargas elétricas de sinal contrário ao das nuvens são induzidas nas pontas de metal do para-raios, formando um campo elétrico que se intensifica, ultrapassando a rigidez dielétrica do ar, que é ionizado e forma o caminho condutor até as nuvens, gerando as descargas elétricas. Portanto, os para-raios devem ser instalados por empresas especializadas.

A TESLA SOLUÇÕES EM ENGENHARAI ELÉTRICA. presta serviços no segmento de manutenção e montagem industrial, sendo também especializada na instalação de para-raios em edificações industriais.

Sempre fazendo instalação de para-raios de qualidade superior, a TESLA SOLUÇÕES localiza-se em Mogi das Cruzes e está sempre pronta para atender clientes do estado de São Paulo que precisam da instalação de para-raios em suas edificações.

PARA SABER MAIS SOBRE instalação de para raios em fazendas

Ligue para   (11) 2312-2310 / (11) 9 878 – 50275 ou clique aqui e entre em contato 

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE LAUDO DE SPDA

O QUE É UM LAUDO TÉCNICO SPDA ?

O laudo técnico SPDA   é o conjunto de documentos que avalia o estado de conformidade das instalações da PDA (Proteção contra Descargas Atmosféricas). Através dos conhecimentos específicos  do especialista para tal cenário, o laudo tem por finalidade reproduzir sua opinião.

QUAIS DOCUMENTOS MÍNIMOS COMPÕEM O LAUDO TÉCNICO SPDA ?

Não menos que o relatório técnico, o laudo técnico SPDA  também deve incluir, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), certificados de calibração dos instrumentos utilizados e referências das normas que foram aplicadas ao laudo.

O LAUDO TÉCNICO SPDA DEVE SER BASEADO EM ALGUMA NORMA?

Sim. O laudo técnico SPDA deverá ser fundamentado, a princípio, na norma da ABNT NBR 5419. Todavia, haverão situações que o engenheiro eletricista terá que também aplicar outras normas ou legislações.

QUAL PROFISSIONAL PODE EMITIR O LAUDO TÉCNICO SPDA ?

De acordo com o conselho de fiscalização profissional (CREA), somente o engenheiro eletricista pode emitir o laudo técnico SPDA

PORQUE EU PRECISO DO LAUDO TÉCNICO SPDA DA MINHA EDIFICAÇÃO ?

existem instrumentos federais, estaduais e municipais que determinam a renovação periódica do laudo técnico SPDA, além de ser uma exigência das seguradoras, este laudo é um dos itens essenciais para garantir a segurança do seu patrimônio, sobretudo, das vidas contidas no local.

QUAL PREÇO OU QUANTO CUSTA UM LAUDO TÉCNICO SPDA ?

Não existe um valor fixo para um laudo técnico SPDA  , visto que o preço (R$) do laudo pode variar devido o tipo de construção e suas complexidades para acessar todos os pontos de verificação.