Orçamento: contato@teslasolucoes.com.br | 11 - 2668-9111

Laudos de Aterramento Elétrico


O laudo de aterramento elétrico visa proteger o usuário de equipamentos contra qualquer tipo de descarga, seja ela atmosférica ou mesmo de eletricidade estática. Um aterramento bem dimensionado auxilia inclusive o funcionamento dos dispositivos de proteção instalados em uma edificação (fusíveis, disjuntores, DRs, etc) ou mesmo os dispositivos projetados para os equipamentos como No-Breaks, Retificadores, Inversores, Chaves Estáticas, etc.

Laudos de Aterramento Eletrico - A TESLA desenvolve projetos sob medida para seus clientes, seguindo as normas brasileiras vigentes ( NR10 e NBR´s ), tendo engenheiros devidamente registrados junto ao conselho regional de engenharia e arquitetura ( CREA ), sempre focando na segurança, praticidade e confiabilidade dos mesmos.

Soluções praticas e inovadoras são empregadas nos mesmos, para redução de custos de mão de obra e material.

Sejam projetos em baixa ou média tensão, para clientes residencias, comerciais e industriais, a TESLA tem a solução em Laudos de Aterramento Eletrico

IMPORTÂNCIA DO LAUDO DE ATERRAMENTO

O aterramento é essencial para garantir que a rede elétrica da construção possa trabalhar com todas as cargas necessárias sem que haja distúrbios indesejados. Outra função do aterramento é absorver as descargas atmosféricas provenientes dos raios que atingirem o local, uma vez que o SPDA captura o raio em questão, isolando-o e transportanto-o ao aterramento do solo. Sendo assim, o laudo de aterramento é um documento extremamente importante, que deve ser solicitado a empresas e profissionais especializados para que a construção obtenha as devidas licenças de funcionamento, fornecidas por órgãos como o Corpo de Bombeiros, por exemplo.

O Laudo de aterramento é emitido após uma vistoria detalhada da rede elétrica e SPDA do edifício, com o objetivo de atestar que os procedimentos de segurança estabelecidos pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foram devidamente seguidos. Entre essas normas, estão a NBR 5410 e a NBR 14039, que estabelecem diretrizes para instalações elétricas de baixa e média tensão.

Com o laudo de aterramento em mãos, a empresa ou prédio atesta que sua rede elétrica está em condições adequadas para funcionar e seu aterramento seguro para absorver todas as descargas que forem enviadas para o solo. Durante a inspeção, são fiscalizados itens como verificação da tensão de contato, identificação e ligações do fio terra e medidas de proteção contra raios ali instaladas.

Quem fornece o laudo de aterramento normalmente é um engenheiro responsável, sendo que as empresas de SPDA costumam contar com este profissional para realizar essa função a seus clientes. Essa inspeção é feita com o auxílio de um Alicate Termômetro - instrumento que mede se resistência ôhmica está dentro das conformidades, ou se a malha de aterramento está ineficiente.


Quais as vantagens de um projeto Laudos de Aterramento Elétrico?


Os corretos dimensionamentos de cabos e dispositivos de proteção, além de preservar a integridade física das pessoas, protege o patrimônio e acarreta em perdas menores na instalação durante a vida útil da mesma.

Definição correta dos pontos de energia, luz e interruptores, antes da execução, acarreta em uma diminuição de custos.

O cliente tem em mãos as plantas elétricas, facilitando futuras modificações e comprovando a qualidade e cuidados tomados em seu empreendimento.

O serviço de execução é acompanhado por profissional habilitado junto ao órgão de classe ( CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).

O cliente fica tranqüilo quanto a garantia dos serviços, pois o engenheiro atesta as conformidades da execução do projeto, junto aos órgãos competentes e normas vigentes.